Veja e conheça todos os detalhes do novíssimo BMW X2!
A BMW demorou pouco mais de um ano entre espantar meio mundo no salão de Paris com o fantástico X2 Concept e a revelação da sua versão final de produção. Que, felizmente, mantém em grande parte tudo o que aquele protótipo prometia, embora, sem surpresa, "limpo" de todos os "gadgets" que só funcionavam como atractivos de um "show car". Eis o BMW X2, mais um elemento da família de SUV da marca da Baviera que está praticamente completa, embora tenhamos ainda de esperar até Março de 2018 para o vermos nos "stands" e os interessados o poderem comprar.
A bem dizer, no caso dos X2, por entre as milhentas designações inventadas pela infindável imaginação dos "marketeers", até seria mais correcto falar de um "crossover" do que de um SUV, pelas suas dimensões, mais próximas de uma carrinha de "calças arregaçadas" do que propriamente daquilo a que antigamente se chamavam jipes… Mas isso até é bom para a "bê-éme", pois é precisamente essa a fatia de mercado que mais sobe e onde está concentrada parte significativa do negócio actual da indústria automóvel. Aliás, a BMW até inventa uma nova sigla e apelida o X2 de… SAC – Sports Activity Coupe!
Ou seja, o X2 é um carro claramente virado para um público mais jovem, dinâmico e que não dá tanto valor a espaço e funcionalidade – embora não a descarte, como vemos pelo rebatimento dos bancos na proporção 40:20:40 –, mas mais ao estilo e aos "gadgets" que lhe proporcionam uma vida mais conectada e em permanente ligação com o mundo exterior. É também por aí que a BMW quer passar a mensagem de que todos os outros X são especiais à sua maneira mas que só o X2 é o… "cool X". Mas não facilitou no confronto com a concorrência, porque é maior em todas as dimensões que o Q2 que a Audi quer mostrar como o… "cool Q"!
A vista lateral mostra-nos uma linha de tejadilho baixa que, em conjunto com uma linha de cintura alta dá um ar extremamente compacto e sólido ao X2 que ainda recebe protecções nas cavas das rodas e na parte inferior da carroçaria. Toque final que ajuda a dar um toque desportivo mas, ao mesmo tempo, a disfarçar a largura do pilar C, é recuperado o emblema da BMW naquele pilar, algo que era típico nos "coupés" de outros tempos da marca bávara. A traseira é dominada pela protecção inferior, sob o grande pára-choques, e pela pequena asa que prolonga o tejadilho sobre o óculo traseiro. O X2 pode ficar com ar ainda mais desportivo se se adoptar a suspensão desportiva M e a o controlo dinâmico de amortecimento que faz com que a distância ao solo se reduza em 10 mm.
Na fase inicial de lançamento – que, repetimos, se iniciará em Março de 2018, embora as encomendas arranquem, certamente, alguns meses antes – o BMW X2 estará disponível com um motor a gasolina e dois Diesel: o X2 sDrive 20i (tracção dianteira) tem 192 cv e 280 Nm e caixa automática de 7 velocidades Steptronic com dupla embraiagem, suficientes para acelerar até aos 100 km/h em 7,7 s; os dois Diesel só estarão disponíveis com tracção integral, com o habitual sistema xDrive e caixa Steptronic de 8 velocidades; o X2 xDrive 20d tem 190 cv e 400 Nm, acelerando igualmente em 7,7 s até aos 100 km/h; já o X2 xDrive 25 d atinge os 231 cv e 450 Nm, sendo o que melhores "performances" consegue, precisando de apenas 6,7 s para chegar aos 100 km/h.
Pelo que se pode ver pelas fotos e imagens em vídeo, a BMW tem aqui mais um sucesso em potência! O X2 chega com a Primavera, pronto para proporcionar mais uma grande colheita… de lucros ao construtor de Munique!